Para os meus colegas professores que estão se preparando para os teste de seleção de didática, segue uma pequena contribuição.
Desenvolvimento e aprendizagem em Wallon, Gesell, Piaget e Vygotsky.
WALLON 1879 - 1962 | PIAGET 1896 - 1980 | VYGOTSKY 1896 - 1934 |
- Origem interna é biológica, e externa é afetiva. Do estado orgânico para o cognitivo racional através do coletivo.
- A afetividade faz a criança emergir do mundo orgânico para conceitos coletivos.
- Afetividade é o motor do movimento e aproxima-se com o desenvolvimento gnósico.
- A inteligência do adulto é diferente da criança de forma qualitativa, a criança é inteligente ao seu modo.
- As emoções são responsáveis pelas aprendizagens (envolvimento).
- O ato mental se estabelece por atos motrizes, ação=pensamento.
| - Desenvolvimento mental se dá em acordo com períodos de idade, estágios.
- 04 estágios: sensoriomotor (0 a 2 anos), pré-operacional (2 a 7 anos), operações concretas (7 a 11 anos) e operações formais (11 anos em diante).
- Os estágios são em ordem seqüencial e seguem uma ordem preestabelecida.
- O processo da aprendizagem segue o do desenvolvimento.
- Independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
- Linearidade, continuidade e progressividade do desenvolvimento.
- Afetividade é destaque no desenvolvimento cognitivo.
- O jogo é o desenvolvimento da moral coletiva.
- Os padrões intelectivos seguem os motivos afetivos, alavancas do processo.
| - O processo relacional é a tônica do desenvolvimento humano
- Crença no método genético.
- Diferenças qualitativas entre o adulto e a criança.
- Os processos mentais resultam da inter-relação dos fatores internos e externos.
- A aprendizagem abre uma ilimitada gama de novas possibilidades mentais.
- Dois níveis de desenvolvimento - o real e o potencial.
- A Zona Proximal é o nível de desenvolvimento social. São as comunicações entre aquilo o que a criança já sabe e aquilo o que pode vir a saber.
- O jogo cria novas zonas proximais na criança.
- Ao interagir o adulto empresta novas capacidades às crianças.
- A ação surge no social, para depois se tornar movimento.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Somos responsáveis pelas nossas opiniões....
Obrigado